A 7ª edição da Oficina de Informática, com término previsto para 11 de dezembro, é formada por 17 mulheres que com muita vontade estão aprendendo a lidar com a Internet e com alguns recursos computacionais.
Uma coisa é certa, não há idade para se aprender!
A tecnologia está aí a serviço de todos.
As possibilidades da informática são imensas e podem facilitar a vida de todas as pessoas sem preconceitos quanto à idade, classe ou gênero.
O que distingue a aprendizagem da informática na terceira idade é romper barreiras e preconceitos de que a informática é para os jovens, acabar com o receio do manuseio da máquina e mostrar a amplitude do mundo virtual.
A informática vai muito além disso, amplia mundos e concepções.
O objetivo da informática na terceira idade é facilitar a vida da pessoa nas suas atividades diárias. Daí a importância de conhecer as possibilidades da informática e focar a aprendizagem naquilo que de fato vai ser necessário e importante, resgatando a auto-estima e motivando o uso para estimular o cérebro e tornar-se agente participativo na sociedade atual.
De acordo com Novaes: "Envelhecer exige uma disposição particular de alerta, daí a importância da constante aquisição de conhecimentos para não restringir as dimensões de seu universo e do significado de sua existência" (1997: 55).